Marketing & Comunicação

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Liderança: autoritária ou participativa?

em 02/06/2009

online3O contexto atual das empresas exige inovações, criatividade e adaptações constantes para que as empresas possam sobreviver neste  ambiente empresarial cheio de turbulências. Um fator determinante de sucesso para as organizações está ligado a capacidade de liderança de seus gestores.

Desta forma as empresas atualmente buscam cada vez mais profissionais que tenham capacidade de liderar, de promover o trabalho em equipe de forma agradável e principalmente de  fazer com que cada liderado se sinta motivado a contribuir com a empresa.  O estilo de liderança participativo é o ideal para desenvolver uma cultura organizacional que atenda as necessidades de mudanças das organizações do mundo moderno.

Porém , segundo uma pesquisa realizado pela Consultoria Fellipelli, ao longo de 2008, com 21.602 participantes, apenas 32,8% dos brasileiros tem o dom de liderar, isto é possuem essa qualidade bem desenvolvida nas organizações. A pesquisa teve como base ferramentas de análise de tipos psicológicos, que determina as preferências de cada indivíduo e como ela se desenvolve.

O estudo mostra ainda que 48,2% dos entrevistados possuem um estilo autoritário, já nos níveis de comando, revela que 27,1% dos gestores brasileiros apresentam tendência a uma liderança mais autoritária e tradicional.

O estilo autoritário a princípio pode demonstrar que no ambiente  corporativo as tarefas são realizadas de forma racional,  sistemática e homogênea, o que normalmente evita conflitos. Porém o estilo autoritário muitas vezes inibe que a empresa passe por um processo de inovação e renovação das premissas da organização. Um ambiente altamente controlador não propicia a criatividade e nem a autonomia das equipes de trabalho, o que muitas pode causar um clima organizacional ruim e consequentemente a desmotivação dos colaboradores.

As empresas precisam desenvolver suas equipes e principamente os seus líderes, através de treinamentos especifícios e dinâmica de grupos, ajudando-os a desenvolver a inteligência emocional e ainda a rever os seus atos e suas posturas. É dever da empresa contribuir para a melhoria do ambiente organizacional, visando uma harmonia e entrosamento entre seus colaboradores, pois dessa forma ela se torna produtiva e inovadora.

Os líderes são necessários porém a forma como conduzem suas equipes, faz toda a diferença na organização.

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